Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

A Associação 'Caminhos da Infância' aderiu ao Movimento Depressão Pós-Parto!

A Associação Caminhos da Infância - Núcleo Inaciano de Protecção da Infância é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) constituída em 2012 por um grupo de amigos que se foi organizando com o objetivo de oferecer uma resposta construtiva a questões sociais prementes na nossa sociedade. Um grupo de pessoas das mais diversas áreas de formação, que encontrou nesta associação uma parte do seu campo de missão.

 

 

O objetivo primeiro da Caminhos da Infância é a promoção e protecção da criança nas suas dimensões bio-psico-afetiva e espiritual, respeitando as suas características individuais e contribuindo para a correção dos efeitos discriminatórios que as condições sócio-culturais possam potenciar, no sentido de uma verdadeira cultura de justiça e solidariedade.

 

Para além disto, têm como objetivo trabalhar com a família, promovendo a intervenção precoce, sempre com uma referência acolhedora. A Escola de Pais é um pilar estrutural do respetivo projeto.

 

E desta forma, falando em Pais, fala-se também e cada vez mais, nas dificuldades que o inicio da parentalidade acarreta. Assim, o meu contacto com a respetiva associação, surgiu no âmbito de considerar que proteger a infância, também é trabalhar com os Pais e com a restante família da mesma. Proteger a criança, é também fomentar a visibilidade, reflexão e partilha de situações como as que ocorrem quando há um desequilíbrio ao nível da Saúde Mental Perinatal, requerendo, ou não, intervenção especializada. 

Uma das grandes consequências da Depressão Pós-Parto, Ansiedade puerperal e Psicose puerperal traduz-se no quão estas poderão afetar a vinculação entre mãe-bebé. Para além disso, é óbvio que se o nascimento de uma criança já traz um grande número de alterações à vida do casal, havendo um dos mesmos que padeça de um dos últimos desequilíbrios, mais complexo será o ajuste a esta nova fase das suas vidas. 

 

Por não ser só eu a defender esta visão, também a Associação Caminhos da Infância aderiu ao #movimentodepressãopósparto, enviando-nos a sua resposta que ainda mais força deu ao fundamento do nosso movimento. 

 

E vocês, já refletiram sobre o tema?

Adiram ao #movimentodepressãopósparto e enviem-nos a resposta à seguinte pergunta para o email: blog@mulherfilhamae.pt

 

Conto Convosco! 

 

o que é que tu sabes sobre dpp.jpg

 

"O que sabemos sobre a depressão pós-parto? É ao pensar sobre isso que percebemos que sabemos muito pouco...sabemos que não se conhecem bem as causas mas que as alterações hormonais podem ajudar a explicar a depressão pós-parto. Sabemos que é algo que afeta muitas mães, que compromete a interação mãe-bebé e que tem consequências negativas para o desenvolvimento da criança, nomeadamente cognitivo e sócio-emocional. Mas fica tanta coisa por saber...que outras causas e consequências existem, que serviços de apoio existem nestas situações..."