Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

A influência da Personalidade na Depressão Pré e Pós-Parto.

Sabiam que a personalidade influência o desenvolvimento da Depressão Perinatal (Relembro que Perinatal remete-nos para o período desde a conceção até ao primeiro ano após o parto)?

 

É verdade!

Quando comecei a ler um pouco mais sobre isto, não só o interesse cresceu a cada capitulo que passava, como a sede de conhecimento era cada vez maior. É um mundo de informação bastante interessante e que nos leva a refletir muito sobre a influência da nossa personalidade e respetivos traços, ao longo da nossa vida, nomeadamente (e falando deste contexto em particular), no período perinatal.

 

Desta forma, para vos transmitir alguns dos conhecimentos que fui adquirindo integrados nesta temática, e na esperança de vos colocar também a refletir, resolvi estruturá-los de forma diferente no blog, dada a quantidade de informação existente.

Ou seja, a partir da próxima semana começará uma nova rubrica no blog do género "edição especial" (integrada na temática da Saúde Mental no pré e pós-parto) que se dividirá em 8 publicações que serão colocadas no blog todas as semanas (uma por semana), de forma a explorar e dar-vos a conhecer um pouco mais sobre o mundo que abrange o envolvimento da personalidade no possível desenvolvimento de uma depressão perinatal. 

 

 

Na próxima semana, a rubrica iniciará com o tema "A influência da Personalidade na Depressão Perinatal: A Personalidade", onde abordarei um pouco mais profundamente o conceito de personalidade, e qual a sua importância para a temática em questão.

 

Alguns dos próximos temas serão:

  • A influência da Personalidade na Depressão Perinatal: A Dependência e a autocrítica.
  • A influência da Personalidade na Depressão Perinatal: Temperamento e Caráter
  • A influência da Personalidade na Depressão Perinatal: Obsessividade.

 

Tal como qualquer outro fator considerado de risco para o desenvolvimento de uma Depressão Perinatal que nos remete para a possibilidade acrescida de desenvolvimento da mesma patologia, assim o é, de acordo com vários autores, a personalidade e respetivos traços que a compõem. Como tal, não só é um tema que não poderia deixar de abordar dentro da área de Saúde Mental no pré e pós-parto, assim como se torna fundamental tornar publicamente acessíveis estes factos para poderem ler, transmitir e reter, tornando viável a possibilidade de uma preparação mais adequada da mulher e respetiva família para o período perinatal, assim como contribuir para a possível prevenção do desenvolvimento de uma depressão no mesmo período.