Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Blues pós-parto: uma fase expectável na vida de um casal.

A poucos meses de iniciar o blogue, a nossa história foi publicada na plataforma Capazes, na altura denominada por Maria Capaz. 

 

Após a publicação da nossa história surgiram uma série de comentários que resolvi gravar para mais tarde partilhar com os leitores do blogue. Algo que acabei por não fazer na altura. 

Há poucos dias estava a organizar o computador e deparei-me com uma série de imagens que gravei derivadas da respetiva publicação e considerei que este fosse um bom momento para o fazer. 

 

Untitled ajustado -.png

 

Impressionante como foram tantas as mulheres que se identificaram. 

Não foi fácil para mim tornar públicas muitas das experiências pelas quais passei durante o período em que tive blues pós-parto. Contudo, hoje sinto o quão importante foi fazê-lo e o quão acabou por influênciar uma série de pessoas, consequentemente. 

 

Muitas das mulheres que me enviam as suas histórias, referem que "já há muito que o estavam para fazer", mas que "faltava a coragem".

Embora sejam histórias escritas, embora não se mostre a cara, embora não se fale, custa refletir, custa reviver, custa voltar a sentir o quão duro foi passar por momentos tão complexos como os que se experienciam no pós-parto, muitas vezes sem se estar à espera de tal.

Tudo isto se torna natural quando somos pais. E a vivência de um blues pós-parto é esperada por muitos clínicos, tendo em conta a fase de transição que um casal acaba por passar aquando do nascimento do bebé, especialmente se este for o primeiro.

 

Confesso-vos que só há pouco tempo é que tomei conhecimento desta realidade. Afinal... muitos profissionais de saúde já estão à espera que o casal passe por um blues pós-parto?! 

 

Então, porque é que há tão poucas respostas neste sentido? 

 

Brevemente trago-vos um texto que explica melhor o que é isto de um blues pós-parto ser um problema expectável para muitos profissionais de saúde da área nesta fase da vida do casal. 

 

Curiosos?