Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Histórias que dão a cara por esta causa #13 - "cometeu o suicídio e deixou o marido e duas filhas para trás".

Hoje, partilho convosco uma história, que de feliz tem pouco, mas que de conteúdo tem muito para nos ensinar e fazer refletir. É curta, mas tem muito para nos cultivar quanto à realidade de um dos piores cenários quando estamos perante um problema do âmbito da saúde mental, tal como a Depressão Pós-Parto.

 

Estas mulheres e homens que figuram personagens principais e secundárias de histórias de vida REAIS, histórias de vida que integram gente que se cruza, que se constrói, que se magoa, que se entristece. Gente que se relaciona. Gente que gosta de estar só. Gente com todos os defeitos e feitios, assim como virtudes, que num todo, individualmente não conseguimos imaginar, mas que particularmente, se enquadram numa particularidade da vida de alguém, são pessoas reais. E estas histórias - histórias que dão a cara por esta causa - são histórias que acontecem de verdade. Foi a minha, a de outros tantos, e que também pode ser a de alguém que alguém conhece. 

 

É por isso que não podemos ficar indiferentes. É também por isto que este problema não pertence só a quem o, literalmente, tem. Este, é um problema de todos! De alguma forma, todos podemos ajudar em algum momento, para que este tipo de história não tenha um final de tormento, como foi o da pessoa que me enviou o tal email. Sendo que para isso, estarmos atentos e informados sobre a problemática em questão é um excelente ponto de partida. 

Tal como já tive a oportunidade de lhes dizer, agradeço piamente a coragem que esta família teve de me contactar, e de querer fazer com que este espaço fosse a voz de alerta para situações como a desta mulher que teve uma depressão pós-parto, através da partilha de um pequeno excerto da sua história. 

 

Esperamos que este momento nutra mais consciências sobre a problemática em questão, e se tiverem alguma questão, ou se vocês mesmos também quiserem partilhar connosco a vossa história, não hesitem em contactar-me!

blog@mulherfilhamae.pt

 

 

"Boa tarde,
 
Gostaria de vos felicitar pelo vosso blog, comecei a acompanhar à pouco tempo mas acho muito interessante e espero que ajude muitas mulheres e mães. Depressão pós-parto é um tema pouco falado mas muito real e sério. Tive à pouco tempo uma familiar minha que teve depressão pós -parto mas não pediu ajuda e nunca apresentou sintomas e infelizmente acabou da pior maneira possível, cometeu o suicídio e deixou marido e duas filhas lindas para trás. Ainda hoje tento entender como ela pode deixar isso tudo. Com os testemunhos do vosso blog consegui compreender melhor realmente o que as mães e mulheres que passam por depressão sofrem. Espero que ajudem muitas mães e mulheres a pedir sempre ajuda.
 
Espero que continuem a ajudar quem precisa."