Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mulher, Filha e Mãe

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Oh não! O meu bebé tem muitas cólicas...

...E não é o que todos têm nos primeiros meses de vida?

 

IMG_20150219_232115trabbb.jpg

 

Ou existe por aí algum(a) felizardo(a) que nunca ficou uma noite acordado(a) à conta destas compinchas?

Vá.. Confesso que AINDA não passei uma noite acordada. Mas digamos que entre as 17h e as 22h deixo de ter vida por completo e passo a ser o colo, a voz, a sinfonia, o mimo, o aconchego, o carrinho, o alimento emocional da minha filha. E por muito gosto que tenha em estar sempre disponível para ela, estas horas não são nada fáceis!

E embora já tenhamos tentamos algumas coisas, até agora, nada resultou...

 

Mas afinal, porque é que as cólicas surgem? Serão assim tão necessárias? Ou poderão querer dizer-nos algo mais?

 

Por incrível que pareça, são necessárias sim!

Trata-se de uma fase de organização do cérebro que terá de ser percorrida para se atingir um grau de maturidade superior. É normal, faz parte da vida do bebé e ajuda-o a encontrar níveis mais perfeitos de organização e de consolo.

Muito se tem debatido sobre a origem das cólicas, existindo várias vertentes identificadas, como: o ar que o bebé engole durante a alimentação, a intolerância ao leite de vaca que o bebé acaba por ingerir com a toma do suplemento ou poderá mesmo ser uma reação natural ao stress do parto e das primeiras semanas de vida. Ainda assim, temos de contar com a imaturidade do intestino que faz com que certos segmentos intestinais se "fechem", de vez em quando, provocando dilatação nos anteriores (os chamados movimentos peristálticos) causando dor. Provavelmente todos estes motivos estarão corretos, embora varie de criança para criança, o que nos leva à estaca 0: a dúvida sobre se são cólicas, e de onde é que aquela especifica crise poderá vir.

 

De todas pesquisas que fizemos sobre o que podemos fazer para acalmar os nossos bebés quando têm cólicas, esta, sem dúvida, que consideramos a mais simples, atual e completa. Se tiverem interesse, porque não darem uma vista de olhos? 

 

http://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/dos-0-aos-6-meses-colicas

 

Mais algum conselho que queiram dar?

Alguma experiência que gostassem de partilhar?

 

Não só pela fase que estamos a passar, mas também pelo tema em si, gostávamos muito de saber a vossa opinião!

 

4 comentários

Comentar post