Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Seg | 07.12.15

Os meus últimos dias têm sido assim! Preparados para a 'loucura'?

Ana Vale

Imaginam as saudades que tenho de escrever por aqui?

 

Voltar ao trabalho após a licença de maternidade, foi uma aventura! Especialmente porque pouco tempo depois fiquei sem trabalho. 

Entre cuidar e estar com a minha família e amigos, estudar para o mestrado, trabalhar, ficar sem trabalho e voltar a trabalhar, têm sido várias as reviravoltas a vários graus e temperaturas que tenho experienciado.

Organizar-me e reorganizar-me tem sido um autêntico desafio e é incrível como o tempo passa a voar!

 

Depois de um dia de trabalho, de andar às voltas para completar os restantes e diversos afazeres, de ir buscar a Madalena e cuidar dela até chegar o momento de adormecer, de aproveitar o restante tempo para estudar (e o que sobra para descansar) para posteriormente recomeçar um novo dia no quase dia de amanhã, tem sido uma verdadeira aventura, cheia de cor, energia, por vezes desgastante, mas ao mesmo tempo, sentida como uma agradável descoberta! 

 

Provavelmente muitas mães se poderão rever neste meu curto testemunho, mas a verdade é que no meio de tanto sono e cansaço diários, descobrir a quantidade de coisas que somos capazes de fazer num dia, como nos somos capazes de ajustar aos novos horários e desafios, e no meio de tudo isto, como ainda temos energias de reserva para superar mais qualquer coisita que vem por acréscimo, e com a qual não contávamos, tem sido (mesmo!) uma verdadeira descoberta. 

"Nos entretantos", a Madalena já cresceu uns valentes centímetros, já engordou uns bons quilinhos, já começou com as verdadeiras traquinices, já começou a gatinhar, e já começa a colocar-se em pé para tentar dar os primeiros passos.

 

E por aí, como estão as vossas crianças?

 

É incrível como o tempo voa, mas também é incrível como as nossas crianças se desenvolvem num abrir e fechar de olhos. Não sentem o mesmo?

 

 

 

P1130476.JPG

 

Só quando somos pais e mães é que compreendemos porque é que os nossos pais e avós estavam sempre a repetir que "o tempo passa a correr!"... Mas é verdade! Um dia será a minha filha a achar que eu sou uma seca, por dizê-lo de forma repetida também. E olhar para ela hoje, ver como cresce e se desenvolve a cada dia que passa, sorrir com as suas gargalhadas e ficar de coração cheio com os beijinhos e abraços que já nos devolve, são momentos de amor, felicidade e prazer que acabo/acabamos por ter, depois de dias preenchidos de correrias e pequenas loucuras sãs, que vamos vivendo e praticando. 

 

Voltar a estudar tem sido uma excelente oportunidade de crescimento e aprendizagem (que estou a adorar!) e ter a oportunidade de trabalhar no que gosto é um prazer. Contudo, não há nada que me preencha mais e me faça chegar tão perto do meu âmago e da minha essência, como partilhar do crescimento deste meu pequeno rebento e viver,em família, de forma tranquila, todas as pequenas e grandes conquistas que vão decorrendo das várias experiências que vamos vivendo.

IMG_20150918_160751.jpg

P1130648.JPG

P1130404.JPG

 

Quanto a este nosso espaço, embora que escrevendo com menos regularidade, não está esquecido!

Neste momento, o tempo para escrever é maioritariamente escasso, mas há fases assim, especialmente perante o momento que vivo. No entanto, não passa disso - de tempo escasso! Pois farei questão de o dinamizar sempre que for possível!

E para isso, também conto convosco! Desta forma, se tiverem ideias, sugestões, histórias e/ou outras questões que queiram partilhar, não hesitem! Contactem-nos através do seguinte email: blog@mulherfilhamae.pt

 

Já tenho algumas histórias para partilhar convosco e uns tantos outros textos que vou escrevendo e recebendo, pelo que, se por aí quiserem fazer o vosso acrescento, continuo recetível para tal. 

 

IMG_20151127_192310.jpg

 

Até jááá!!!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.