Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Dom | 01.02.15

Ana Vale - Autora do Blogue

Ana Vale

 

DSC_7971-Edit.jpg

 

Licenciada em Enfermagem desde 2011, realizei uma boa parte do meu percurso no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem gerais na área do adulto e do idoso, tendo sido a passagem por uma experiência desenvolvimental, com profundo significado na minha vida, que me trouxe até aqui. Fui mãe em 2014, e com a chegada da minha bebé, chegou também um vasto leque de reflexões, pesquisas e estudos, que até então nunca tinham emergido como tão relevantes, relacionados com a saúde mental perinatal.

 

Neste seguimento, criei o blogue "Mulher, Filha & Mãe" com o intuito de sensibilizar para a saúde mental perinatal e promover o debate sobre o tema sem tabus. Com a desenvoltura e mediatização do espaço veio também a necessidade de adquirir mais conhecimentos e competências, motivo pelo qual realizei a Especialidade e Mestrado de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, tendo também iniciado o meu caminho na esfera do empreendedorismo social. Um percurso que em muito me ajudou a desenvolver as competências necessárias para lidar com os vários pedidos de ajuda que frequentemente me chegam através do blogue.

 

Paralelamente à realização da especialidade e mestrado, dediquei-me ao desenvolvimento do Projeto Mulher, Filha & Mãe – um projeto que pretendia, inicialmente, sensibilizar para a área de saúde mental perinatal através da escrita, da formação presencial e dos grupos de mães - através do qual recebi dois prémios, e motivo pelo qual, estive presente em vários encontros de cariz científico, como poderão consultar aqui

 

Em 2017, fui uma das sócias-fundadoras da UMBILICAL - Associação Pela Promoção do Bem-estar Emocional na Gravidez e Pós-Parto, e fundei o Centro Mulher, Filha e Mãe em Lisboa, um espaço de apoio à maternidade, acompanhamento individual e em grupo, de mulheres e famílias com alterações emocionais na gravidez e pós-parto. O espaço do centro teve de ser encerrado, mas o trabalho continuou em parceria com vários locais! 

 

Atualmente, entre outras ocupações, acompanho mulheres e famílias com alterações emocionais na gravidez e pós-parto, e trabalho em parceria com estruturas locais para sensibilizar para a área da saúde mental perinatal.

 

Queres saber no que consiste, atualmente, o Projeto Mulher, Filha e Mãe?

Sabe mais, aqui

 

Para agendar Consulta de Enfermagem em Saúde Mental Perinatal:

mulherfilhamae@gmail.com

(+351) 92 682 82 02

2 comentários

Comentar post