Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Sobre o workshop "Programa bem-estar perinatal"

Há pouco tempo falei-vos sobre este encontro onde me tinha inscrito com o intuito de participar no workshop ministrado pela Dra. Ana Telma Pereira sobre o Projeto bem-estar perinatal

 

Já por várias vezes que falei sobre o projeto no blogue, como sendo um projeto de referência no âmbito da saúde mental perinatal, e participar neste workshop, só me fez considerá-lo ainda mais. 

Os resultados que apresentaram, a evolução do projeto desde a última vez que tinha assistido a uma das sessões que integrava, as atividades apresentadas pela Dra. Mariana Marques e pela Dra. Julieta Azevedo, os trabalhos de investigação que têm desenvolvido, e no global, todo o contributo que têm dado a esta área, e concomitantemente, ao aumento do trabalho em prol da diminuição do estigma face à problemática, assim como em prol da diminuição do sofrimento das mulheres e respetivas famílias (entre tantos outros...) é indescritível. 

 

IMG_20170308_123704204.jpg

 

Para mim, são uma das grandes referências nacionais nesta área, e podendo continuar a assistir à evolução do seu trabalho,a aprender com o que têm feito e a utilizar o que desenvolvem nas minhas práticas, assim o farei. 

 

No workshop foi apresentado o programa, como começou, quais os resultados obtidos um ano após a sua prática, no que consideram que poderá melhorar, matérias sobre as quais estão a trabalhar, foram-nos ensinadas algumas atividades que integram o programa, o porquê da seleção de determinadas áreas a aprofundar num programa deste género, entre outros temas. 

 

IMG_20170308_123641969.jpg

 

Do workshop, para além de todas as aprendizagens e esclarecimento de dúvidas, saiu a possibilidade de nos voltarmos a encontrar pessoalmente, para esclarecer outras questões sobre projetos que atualmente estou a desenvolver dentro da área, com a Dra. Ana Telma Pereira, que está sempre disponível para partilhar conhecimento. O que para mim, ou para qualquer outra pessoa que esteja interessada em desenvolver trabalho neste âmbito, é uma grande mais-valia. 

 

Mas este workshop não foi uma excelente oportunidade de aprendizagem só por este motivo. Para além do workshop, ainda tive a oportunidade de conhecer a Enfª Carla Correia, que na Unidade de Saúde Familiar onde trabalha, também se encontra a desenvolver um projeto de grande qualidade no âmbito da saúde mental perinatal. 

 

Talvez fiquei para breve uma entrevista à Enfª Carla. O que acham? 

Temos de divulgar o trabalho de qualidade que é realizado neste âmbito, e que eleva a intervenção nesta área ao nível onde ela deve estar: alto.