Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Mulher, Filha & Mãe.

Sensibilizar (para) e apoiar (na) ansiedade e depressão na gravidez e no pós-parto

Um Bootcamp cheio de inspiração: Causas, efeitos e soluções identificadas!

Já alguma vez ouviram falar do Bootcamp?

Eu nunca tinha ouvido falar até conhecer uma determinada amiga que me falou do conceito, e sabendo as várias ideias que tinha para projetos dentro da área da saúde mental perinatal, aconselhou-me a participar no mesmo. 

 

A ideia foi ruminando na minha cabeça e entrelaçou-se com alguns dos meus pensamentos e acabei por me inscrever. 

Na publicidade diziam "Faz o Bootcamp da tua vida", e na altura, não compreendi. Questionei-me algumas vezes sobre como é que um fim-de-semana de formação se poderia tornar em tamanha transformação. Li vários conteúdos e alguns testemunhos, e a expectativa foi crescendo, até que o fim-de-semana chegou.

 

Rumámos ao Porto, e de sexta-feira até domingo, vivemos - eu e o meu marido - dias alucinantes, cheio de energia, partilha, reflexão, confronto, emoções, novos laços, e muita, muita, muita aprendizagem!

 

Começamos por manifestar a nossa vontade em trabalhar o tema que nos levou até lá - Saúde Mental Perinatal - encontramos elementos dispostos a trabalharem este tema connosco e formámos assim, equipa.

 

A equipa que desde o primeiro minuto se envolveu na problemática identificada, que foi composta por quatro visões completamente diferentes do tema, mas que encontrou o seu ponto de complemento. A equipa que desde o primeiro momento compreendeu, de corpo e alma, aquilo que nos levou até ali. E foi absolutamente incrível, a forma como nos fomos deixando levar uns pelos outros de forma autêntica e eficaz durante todo o processo, mesmo com todos os neurónios que fomos fritando, todos os conflitos que fomos gerindo e todas as emoções que fomos vivendo.

 

Delineámos o nosso projeto, e embora ainda não esteja totalmente finalizado e pronto a ser implementado, contemplo-o com traços de missão, robustez e sustentabilidade. Será que um tipo de resposta para as várias problemáticas inerentes aos problemas relacionados com a saúde mental perinatal estará para vir?

 

BC Porto Maio 2016 - 90 of 235.jpg

 

Tão bom como a equipa, foi o grupo, o acompanhamento e toda a orientação dos mentores - que foi magnífica e absolutamente fundamental para colocar o projeto de pé - e todas as aprendizagens que fomos fazendo ao longo do percurso. 

 

Tendo o conhecimento prévio de que o nosso projeto seria apresentado no final a um painel de jurados implicados tecnicamente na área do empreendedorismo social, e já conhecidos pelo IES - O instituto onde realizámos o curso - o fim-de-semana terminou com a elaboração e prática do pitch, associado àquela pressão individual e da equipa que também será inesquecível. 

Correu tudo pelo melhor, e no final ainda ganhámos uma menção honrosa após a apresentação do projeto. 

 

Trouxemos para casa uma pasta cheia de conteúdos, uma bagagem cheia de perspetivas e o coração cheio de motivação, amor, recordações, abraços, palavras de força e carinho, e um grande respeito e consideração por todas as pessoas que através do seu trabalho e dedicação nos proporcionaram, sem dúvida alguma, um dos melhores fins-de-semana da nossa vida.

 

E agora?

Sim! É para continuar, e espero sinceramente, trazer-vos novidades em breve sobre o assunto ;)