Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Sex | 06.04.18

À conversa com a Ana #14 "Porque as imagens também contam a história da minha depressão pós-parto!"

Ana Vale

Porque as imagens também contam a história da minha depressão pós-parto!

 

Mostro a Ana, mãe há 2 meses, com depressão pós-parto ainda não diagnosticada. Ganhei 12 quilos na gravidez, poucas semanas depois já tinha perdido esse peso. Estava muito magra. Tinha olheiras imensas. Sorria muito pouco. Andava quase sempre com semblante carregado. Não tinha vínculo com a minha filha. 

FP_R001_ILFORD_HP5_400_012.jpg

 

E mostro a Ana depois. A Ana, mãe há 9 meses, com a depressão pós-parto já diagnosticada e a ser tratada. Os 12 quilos extra voltaram. Engordei e inchei. As olheiras profundas desapareceram. Os sorrisos tornaram-se constantes. O rosto ganhou expressão de felicidade. O vínculo com a minha filha surgiu (e foi crescendo).

Rolo Kodak  - 033.jpg

 

Entre uma e outra foto existe tudo. Existe a dor, o sofrimento, o medo, a exaustão, a desesperança, a infelicidade. E existe a superação. Nos últimos dez anos da minha vida, entre os 22 e os 32 anos, andei num processo de desenvolvimento pessoal intenso. Foram anos de reconstrução. Foram anos muito duros, de muitos conflitos internos, de muitas tentativas de conquistar uma maior compreensão e consciência de quem sou e do que quero da vida. Desta vida que é única. 

 

Este processo foi a minha tábua de salvação de anos anteriores, uma década também, de muita dor e sofrimento, ligados a uma vivência familiar disfuncional. Salvou-me, mas precisei passar pela depressão pós-parto para descobrir o que faltava para alcançar uma verdadeira compreensão e aceitação de quem sou e da minha história. Quando isto aconteceu, começou a parecer tão simples e claro o que é preciso para eu estar bem. Para viver esta vida. Esta vida que é única.