Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Ter | 18.09.18

Cheios de emoção, novas descobertas e muitos desafios: assim foram os últimos meses!

Ana Vale

Há muito tempo que não me sentava para fazer uma das coisas que mais gosto: escrever!

E agora que aqui estou, só me faz sentido falar-vos, para já, de como têm sido estes últimos meses. 

 

Partilhei aqui, tudo o que foi acontecendo aquando da inauguração do Centro Mulher, Filha e Mãe, um espaço que abri para trabalhar, de forma aprofundada, no acompanhamento emocional das mulheres e famílias na gravidez e no pós-parto. Um espaço que construí com a mesma dedicação que fui construindo este cantinho, que tanto significado tem para mim. 

 

Foram várias as pessoas que por lá passaram, várias pessoas novas que conheci, várias aprendizagens que adquiri, e vários os desafios que se colocaram enquanto lá estive. 

 

Passado algum tempo, e na sequência da parceria que ambas mantivemos (iniciada mesmo antes da existência do centro mulher, filha e mãe), eu e a Carolina (gerente da Árvore dos Bebés, na altura), começamos a perspetivar uma fusão de ambos os projetos. Inicialmente foi estranho pensar que tal iria acontecer, pois ainda agora tinha trabalhado tanto no conceito e no espaço do centro mulher, filha e mãe... Contudo, e com o passar do tempo, essa possibilidade começou a ganhar contornos cada vez mais realistas, especialmente, porque a proposta de valor para as famílias que nos contactavam, do nosso projeto conjunto, era claramente superior à de cada um dos projetos em separado, e porque, para além de uma série de fatores que entendemos como mais vantajosos para ambos os projetos, isso significava, muito possivelmente, podermos alcançar mais famílias, e focarmo-nos mais em cada uma das nossas áreas, apoiando-nos mutuamente. 

 

De uma simples ideia que se plantou, a vontade para a concretizar foi crescendo. Reunimos várias vezes, fizemos contas, elaboramos vários planos, averiguamos os prós e os contras, muito refletimos e conversámos, e chegando o final do ano, a concretização do que outrora tínhamos começado a perspetivar, foi inevitável. 

 

No inicio do ano 2018 começamos a nossa fusão, e pouco tempo depois, o projeto conjunto ganhou a forma de Centro Materno-Infantil Árvore dos Bebés

 

Atualmente, no nosso centro materno-infantil, colaboram diversos profissionais, cada um especialista na sua área, em prol da promoção do bem-estar emocional da mulher e família na gravidez e pós-parto e da promoção de um desenvolvimento infantil saudável e equilibrado, através das seguintes áreas: 

 

No seguinte vídeo, podem ver de forma mais ilustrativa, aquilo que temos vindo a construir desde que nos juntamos: 

 

Enquanto fomos desenvolvendo o nosso centro materno-infantil, também a UMBILICAL - Associação pela promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto, começou a ganhar forma. Brevemente farei um post alusivo à minha querida associação! 

 

Tem sido um ano intenso e cheio de desafios! Confesso que no final do ano letivo estava desesperadamente a precisar de uns dias para "desligar" e descansar, e assim foi! Tempo de qualidade em família, faz maravilhas, e agora que estou de volta, não quero voltar a perder o ritmo de vir a este meu cantinho escrever e partilhar convosco o tanto que tenho aprendido sobre a área profissional pela qual me apaixonei! 

Brevemente, assim o farei. 

 

_1190063.JPG

 

 

Agora, porque não exploram o refresh que fiz no blogue? 

 

centro@mulherfilhaemae.pt