Crónicas da nossa Equipa Clínica - "Afinal, o que é uma Família?!"*
Segundo a maioria dos autores a palavra família vem do latim famulus que designava um conjunto de pessoas (maioritariamente servos e escravos) que viviam debaixo de um mesmo teto.
A OMS - Organização Mundial de Saúde (1994) afirmou que “o conceito de família não pode ser limitado a laços de sangue, casamento, parceria sexual ou adoção. Família é o grupo cujas relações sejam baseadas na confiança, suporte mútuo e um destino comum”.
Aqui - no blogue - adotamos a definição da OMS.
Falamos da família como um conjunto de pessoas, sem número mínimo ou máximo, que estão emocionalmente ligadas entre si. A família como um pilar, como um grupo que influencia e é influenciado, a família que partilha – permanente ou ocasionalmente – o mesmo teto.
Mas sabem quem nos dá as melhores definições de família?
Pensem bem!...
É isso mesmo, as crianças!
Em toda a minha experiência profissional os conceitos de família mais sábios que ouvi foram de crianças. Partilho aqui uma amostra:
- A Inês tem 9 anos e quando a mãe lhe perguntou o que é uma família respondeu assim:
“Muitas pessoas que gostam de nós e nós gostamos dessas pessoas. É muito bom ter uma família…que gosta de nós…e para brincar muito com ela…com a nossa família”.
Desenho da Inês sobre a Família
- O Francisco tem 6 anos e responde que família é:
“O pai, a mãe, o Paco (cão) e o mano”.
- O Tiago tem 5 anos e diz que:
“Família, para mim é estar todos juntos!”
Desenho do Tiago sobre a Família
- A Eva tem 3 anos e quando se pergunta o que é para ela a família responde:
“Sou eu, a mãe e o pai.” Depois lembrou-se que às vezes a avó materna vem passar uns tempos a casa dela e completou dizendo: “A avó também é!”
Experimentem perguntar às vossas crianças – filhos/as, netos/as, sobrinhos/as, primos/as, amigos/as – o que é para elas uma família.
Deixamos aqui o convite para partilharem as respostas connosco!
Como é visível nestes testemunhos, as crianças são as primeiras a reforçar a importância da família e dos seus membros, inclusive os nossos animais de estimação. Somos, por vezes, nós, adultos/as, que nos esquecemos de conceitos tão simples quanto estes…
Este é o meu primeiro post de apresentação sobre este grupo tão especial e com quem adoro trabalhar: a Família! Fiquem atentos/as pois muitas temáticas surgirão!
Muito obrigada!
*Crónica por Isabel Sofia Pires – Terapeuta Familiar e Coach