Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Sab | 23.05.15

E quando eles começam com as Papas, Sopas e Frutas? #3 - As figuras que fazemos para que eles se alimentem.

Ana Vale

Confesso que estava eu a observar muito serena e inocentemente os meus pais a darem pela primeira vez a papa à Madalena, quando de uma simples observação, nasce uma pequena questão:

 

Que "figuras" estarão os meus Pais dispostos a fazer para que a minha filha se alimente?

 

Deitam a língua de fora, falam num tom mais agudo, logo a seguir num tom mais grave, aumentam o volume, falam mais baixo, sacam de várias caretas seguidas, emaranhadas num movimento corporal descoordenadamente pensado, e tudo isto, na tentativa de captar um sorriso e dar uma colher de Papa. Mas não acaba por aqui!

Depois da primeira, na segunda colherada, vira o disco e toca o mesmo.

 

Se resulta ou não, será que é isso que realmente importa?

 

É que resultando ou não, fazendo mais ou menos "figuras", falando mais ou menos alto, fazendo mais ou menos caretas ou palhaçadas para se captar um sorriso e logo a seguir dar uma colher de Papa, sinceramente, não tenho dúvidas de que todos nós construímos estes momentos espontânea e intuitivamente, sem muitas vezes nos apercebemos.

E depois de um, dois, três, de muitos destes momentos, damos por nós renascidos das várias Primaveras em que construímos o nosso ser criança, e juntamente com a nossa pequena criança, reavivamos memórias, e voltamos a sentir a magia do que é genuinamente brincar e sentir.

É destes momentos que saem palhaçadas, risos, palmas, figuras e papéis que outrora não integrávamos com afinco, se não fossemos Pais, Avós, Tios, Primos, Amigos, com muita vontade de cuidar da criança que temos, e que, outrora, também fomos.

 

Todos nós queremos que eles se alimentem.

Todos nós queremos ver o fundo da taça limpinha (ou pelo menos um vislumbre da mesma).

No fundo, e com o melhor fundo, todos nós queremos que eles estejam satisfeitos. Certo?

Por isso, eu acredito que naturalmente decorrente da nossa grande vontade de alimentar e de cuidar dos nossos filhos, todos nós estejamos completamente aptos para fazermos figuras como esta:

 

030007ec.jpg

 

E esta:

 

SAM_1370.JPG

 

[Obvio que não ia colocar as piores fotos senão, muito provavelmente, assustavam-se e deixavam de cá vir, e não é isso que eu pretendo com este post!]

 

Mas já agora, já repararam em como eles adoram?!

 

SAM_1473.JPG

 

 

Por isso, sabem o que eu acho?

Apostem nas "figuras" e palhaçadas, pois mesmo se eles não aderirem em todas as colheradas, pelo menos dentro de vocês e juntamente com eles, divertem-se e passam bons momentos. Momentos esses, que pouco a pouco, construirão um livro de memórias das quais, só nós, teremos nostalgicamente acesso. Hoje, e sempre.

 

 

E por aí? Costumam fazer muitas "Figuras"? 

 

Váá, contem láá!