Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Sex | 15.04.16

Entrevista à Dra. Ana Telma Pereira #2

Ana Vale

Lembram-se de vos ter falado da Dra. Ana Telma Pereira* e do seu trabalho de investigação na área de Saúde Mental Perinatal, aqui?

 

A própria respondeu a algumas questões para a Rádio Regional do Centro, às quais tive acesso, e que tenho a certeza que serão bastante esclarecedoras para quem se interessa por a área, seja por motivos pessoais e/ou profissionais. 

Não vos vou conseguir colocar aqui a entrevista por inteiro, uma vez que é muito extensa, mas irei reparti-la em alguns textos de forma a que a leitura e reflexão sobre os diversos conteúdos que integra seja mais facilitada. 

 

Há uma semana partilhei a resposta à primeira questão, aqui.

Hoje ficam com a resposta à segunda questão, que converge com um texto que escrevi logo no inicio do blog - "Baby Blues e Depressão Pós-Parto: Duas realidades (muito) diferentes"

 

Ora vejam:

 

- Depressão pós-parto e blues pós-parto - é tudo a mesma coisa?

 

É importante distinguir a depressão perinatal dos blues pós-parto. Estes são considerados reacções normais, comuns e passageiras às alterações hormonais e ao nível de stresse que caracterizam os primeiros dias após o bebé nascer.

Contrariamente à depressão perinatal, não alteram a capacidade da mulher funcionar adequadamente, não requerem tratamento profissional, e o apoio da parte da família e amigos costuma ser suficiente para acelerar a sua resolução.

 

____________________________________________________________________________________________

*Ana Telma Pereira

Psicóloga; Investigadora Auxiliar no Serviço de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Director: Prof. Doutor António Ferreira de Macedo)

Coordenadora do Projecto Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários

Financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA-Grants (MFEEE 2009-2014)