Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Sab | 04.06.22

Kit de Saúde Mental Perinatal: uma formação simples e gratuita!

Ana Vale

É verdade que se fala cada vez mais sobre saúde mental, inclusive no período perinatal, contudo, também é verdade que informação credível e acessível nesta área não é uma constante e ainda há muitas mulheres/famílias com muito pouca (ou nenhuma...) literacia neste âmbito. 

É neste sentido que surge a formação básica sobre promoção da saúde mental na gravidez e pós-parto que intitulei de "Kit de Saúde Mental Perinatal". 

kIT SMP - Logo  (1).png

Quais são os OBJETIVOS da formação?
- Sensibilizar os participantes para os problemas de saúde mental que podem ocorrer no período perinatal (vai desde a gravidez até ao primeiro ano após o parto);
- Promover um espaço para os participantes colocarem questões sobre o tema a um profissional especializado na área de saúde mental perinatal;
- Partilhar algumas estratégias simples que os participantes podem utilizar no seu quotidiano para promoverem a sua saúde mental no período perinatal.

 

Quem pode PARTICIPAR na formação?
- Todas as mulheres/casais/homens que se encontrarem no período da gravidez ou até um ano após o parto.

 

Qual o CUSTO da formação?
- É GRATUITA. O objetivo é sensibilizar o máximo de mulheres/casais/homens nos próximos 6 meses.

 

Quais as VANTAGENS de quem participa no curso?

- Obténs informação acessível e credível sobre uma área muito importante, especialmente se te econtrares no período perinatal, sem ter custos associados; 

- Estabeleces (e poderás manter) contacto com um profissional de saúde especializado na área;

- Se na data do curso pretenderes agendar consulta de saúde mental perinatal com a Enf.ª Ana Vale poderás usufruir de 20% desconto na primeira sessão;

- Se pretenderes agendar consulta de saúde mental perinatal com a Enf.ª Ana Vale à posteriori, poderás usufruir de 10% desconto na primeira sessão, mediante comprovativo de presença na sessão.

 

Quanto TEMPO demora cada sessão de formação?
Cada sessão está planeada para ocorrer dentro de 60 - 80 minutos, onde metade do tempo será para apresentação de conteúdos e a outra metade para a colocação e esclarecimento de questões.

 

Que TEMAS serão abordados na formação?
- Dados sobre saúde mental na gravidez e pós-parto;
- Espectro de alterações emocionais na gravidez e pós-parto (baby blues, depressão perinatal, etc.);
- Dicas para promover a saúde mental no período perinatal.

 

QUEM MINISTRA a formação?
- A Enf.ª Ana Vale. É especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, tendo vindo a desenvolver vários tipos de projetos no âmbito da saúde mental perinatal desde 2015, nomeadamente, a consulta de saúde mental perinatal, a linha telefónica de apoio à saúde mental na gravidez e pós-parto integrada na UMBILICAL - Associação pela promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto, o blogue Mulher, Filha e Mãe, entre outros. 

 

ONDE será desenvolvida a formação?
Para já, ocorrerá exclusivamente via online (por Zoom). Em breve, haverá a possibilidade de via presencial. Quando houver mais informações neste sentido, partilharei com quem possa ter interesse.

**Caso tenhas interesse em desenvolver  esta formação num espaço/zona específicos, entra em contacto comigo para saberes mais informações.** 

 

E depois de me inscrever, o que acontece?
És contactada/o por email para confirmar que há vaga para a sessão que escolheste, efetivando a tua inscrição na sessão. SÓ FICAS INSCRITA/O APÓS a confirmação da receção do teu email.

 

Para te inscreveres e conheceres as próximas datas da formação, clica aqui e preenche o formulário. 

 

Pode SABER MAIS SOBRE O PROJETO:
enfermeiravaiacasa@gmail.com
(+351) 92 682 82 02
@enfermeiravaiacasa (instagram)