Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Qui | 08.03.18

O Projeto Mulher, Filha e Mãe: No que consiste?

Ana Vale

O Projeto Mulher, Filha e Mãe foca-se: 

  • Na sensibilização para a saúde mental perinatal;
  • No acompanhamento de mulheres e famílias com alterações emocionais no período perinatal.

 

Sensibilização: Como? 

Através do blog Mulher, Filha e Mãe, partilha de artigos escritos pela autora em plataformas várias e da ministração de formações, workshops e palestras sobre o tema. 

 

Acompanhamento: Como?

Através das consultas de enfermagem em saúde mental perinatal e da dinamização de grupos de apoio a mulheres e famílias com alterações emocionais e psicopatológicas na gravidez e pós-parto.

 

Gráfico sobre projeto mfem.png

 

Quando é que o projeto teve inicio?

 

O Projeto Mulher, Filha e Mãe iniciou em Junho de 2015.

Inicialmente, o seu objetivo principal era sensibilizar para a saúde mental perinatal (saúde mental da mulher que vai desde a conceção, até ao primeiro ano após o parto), em exclusivo, através da publicação de artigos com bibliografia fidedigna sobre o tema em plataformas online.

 

O que foi feito desde então?

 

Entre Junho de 2015 e Outubro de 2016, foram escritos e publicados em diversas plataformas online cerca de 185 artigos sobre o tema, aos quais milhares de pessoas tiveram acesso de forma gratuita (plataformas como o site Capazes, Pumpkin, Sapo Lifestyle, e Hospital do Futuro, revista CrescerVitalHealth, ACTIVA, Jornal de Notícias Magazine, P3 - Público online, Blog Mães mais que imperfeitas, etc.).

 

Com o passar do tempo, o Projeto Mulher, Filha e Mãe deixou de ser um projeto de sensibilização que ocorria, até então, através do mundo virtual, passando também para a via presencial. 

Comceçei a ministrar formação, sessões de esclarecimento diversas e workshops, tendo participado em vários eventos específicos para mães e bebés (p.ex: participação nas ações de esclarecimento para pais no Hospital da Luz e Hospital Beatriz Ângelo), tendo ministrado formação sobre a saúde mental perinatal, a convite de colegas, em turmas diversas de formação na área da educação e saúde (p.ex: participação em unidades de formação de curta duração através do IEFP, nas segundas jornadas do curso de licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, etc.), participando em seminários e conferências diversas (p.ex: participação no 17º fórum nacional de estudantes de enfermagem, no Encontro de Avaliação e Reflexão do Projeto rI(Age) IV, com o tema “Saúde Mental Comunitária: Presente e Futuro”, nas conferências de "O Pai, a mãe e eu", etc.) e em algumas rubricas televisivas que abordaram a saúde mental perinatal na TVI (Programa "A Tarde é Sua"), SIC (Jornal da Noite e "Queridas Manhãs"), SIC Mulher (Programa FazSentido) e canal Saúde +.  

 

Para além do referido anteriormente, começar a dinamizar este projeto permitiu-me conhecer/conversar/aprender mais sobre o tema da saúde mental perinatal com investigadores ligados à área do serviço de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, assim como, conhecer projetos de investigação em curso e acompanhar os respetivos resultados como o Projeto de bem-estar perinatal, por exemplo. 

 

Referências estas, que estiveram sempre bem presentes aquando do desenvolvimento da minha tese de mestrado, em 2017, intitulada de: AMA: Programa de Apoio a Mulheres com Alterações Psicopatológicas no Pós-Parto.

 

Após a realização da minha dissertação de mestrado, em Setembro de 2017, fundei o Centro Mulher, Filha e Mãe, com o objetivo de formar uma equipa com a formação/experiência necessária para acompanhar mulheres e famílias com risco e/ou com alterações emocionais na gravidez e no pós-parto.

Entre 2018 - 2019 o projeto desenvolveu-se no espaço do centro materno-infantil Árvore dos Bebés, onde dezenas de mulheres e respetivas famílias obtiveram apoio estruturado e focado na promoção e manutenção da saúde mental perinatal e na prevenção da doença mental perinatal, através da consulta de enfermagem em saúde mental perinatal realizada por mim e pela consulta de Psicologia Perinatal realizada pela Psicóloga Raquel Vaz.

 

E hoje em dia, qual o ponto de situação do projeto?

 

Atualmente, a sensibilização tem ocorrido em parceria com estruturas locais e o acompanhamento tem-se desenvolvido maioritariamente por vídeoconferência e no domicílio das mulheres/famílias que nos contactam, sendo que brevemente, divulgaremos mais notícias sobre os novos espaços onde a consulta irá ter lugar. 

 

Contacta-nos!

mulherfilhamae@gmail.com

(+351) 92 682 82 02

@enfermeiravaiacasa

 

índice.jpeg