Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Mulher, Filha e Mãe

Porque a saúde mental na gravidez e no pós-parto importa!

Qui | 12.05.22

O que faz um enfermeiro especialista em saúde mental?

Ana Vale

Hoje é dia do enfermeiro! E por aqui, falamos muito sobre enfermagem. 

Em cada texto, em cada artigo, em cada publicação, o olhar da enfermeira que há em mim, está sempre subjacente! 

Desta forma, fez-me sentido recuperar uma publicação realizada no instagram (@enfermeiravaiacasa), onde respondo a uma questão: o que faz um enfermeiro especialista em saúde mental?

 

Várias são as pessoas que na sequência de dizer que sou Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP) logo me questionam: mas o que faz um EESMP?!

Esta pergunta é comum, mas não é só esta. Muitas nem sequer sabem que os enfermeiros podem desenvolver conhecimentos especializados numa determinada área, para além da saúde mental. Falo-vos da área da reabilitação, pediatria, saúde materna e obstétrica, saúde comunitária e médico-cirúrgica.



São os enfermeiros que optam pela realização de uma determinada especialidade, que a financiam e que retiram do tempo EXTRA trabalho para estudar e desenvolver todas as tarefas necessárias à concretização da respetiva especialidade (e acreditem... não são poucas!). E assim, é através destes anos extra que passam a especializar-se numa (ou em mais do que uma) determinada área que acabam por desenvolver conhecimentos mais aprofundados e competências específicas numa área do seu interesse.



Cedo percebi que a minha área de interesse era a saúde mental. Inicialmente, ainda muito ligada à prática no âmbito da psicogeriatria, sempre quis aprender mais nesta área. Depois surgiu a saúde mental perinatal, e depois a psiquiatria, e depois a reabilitação psicossocial, entre outras.

Mas faça o que fizer, desenvolva os conhecimentos que desenvolver, em primeiro lugar, sou, e serei sempre, enfermeira.

22.jpg



Aquilo que um enfermeiro pode fazer está descrito no nosso REPE (Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro), e o que um EESMP pode fazer, também consta no Regulamento de Competências Específicas do EESMP. Todos estes documentos encontram facilmente no site da @ordemenfermeiros.



"O EESMP, para além da mobilização de si mesmo como instrumento terapêutico, desenvolve vivências, conhecimentos e capacidades de âmbito terapêutico que lhe permitem durante a prática profissional mobilizar competências psicoterapêuticas, sócio terapêuticas, psicossociais e psicoeducacionais. Esta prática clínica permite estabelecer relações de confiança e parceria com o cliente, assim como aumentar o insight sobre os problemas e a capacidade de encontrar novas vias de resolução."

 

É esta a base do meu trabalho na consulta de enfermagem em saúde mental perinatal

 

Marcações/informações: 

mulherfilhamae@gmail.com

(+351) 92 682 82 02

@enfermeiravaiacasa