Sobre o workshop "Programa bem-estar perinatal"
Há pouco tempo falei-vos sobre este encontro onde me tinha inscrito com o intuito de participar no workshop ministrado pela Dra. Ana Telma Pereira sobre o Projeto bem-estar perinatal.
Já por várias vezes que falei sobre o projeto no blogue, como sendo um projeto de referência no âmbito da saúde mental perinatal, e participar neste workshop, só me fez considerá-lo ainda mais.
Os resultados que apresentaram, a evolução do projeto desde a última vez que tinha assistido a uma das sessões que integrava, as atividades apresentadas pela Dra. Mariana Marques e pela Dra. Julieta Azevedo, os trabalhos de investigação que têm desenvolvido, e no global, todo o contributo que têm dado a esta área, e concomitantemente, ao aumento do trabalho em prol da diminuição do estigma face à problemática, assim como em prol da diminuição do sofrimento das mulheres e respetivas famílias (entre tantos outros...) é indescritível.
Para mim, são uma das grandes referências nacionais nesta área, e podendo continuar a assistir à evolução do seu trabalho,a aprender com o que têm feito e a utilizar o que desenvolvem nas minhas práticas, assim o farei.
No workshop foi apresentado o programa, como começou, quais os resultados obtidos um ano após a sua prática, no que consideram que poderá melhorar, matérias sobre as quais estão a trabalhar, foram-nos ensinadas algumas atividades que integram o programa, o porquê da seleção de determinadas áreas a aprofundar num programa deste género, entre outros temas.
Do workshop, para além de todas as aprendizagens e esclarecimento de dúvidas, saiu a possibilidade de nos voltarmos a encontrar pessoalmente, para esclarecer outras questões sobre projetos que atualmente estou a desenvolver dentro da área, com a Dra. Ana Telma Pereira, que está sempre disponível para partilhar conhecimento. O que para mim, ou para qualquer outra pessoa que esteja interessada em desenvolver trabalho neste âmbito, é uma grande mais-valia.
Mas este workshop não foi uma excelente oportunidade de aprendizagem só por este motivo. Para além do workshop, ainda tive a oportunidade de conhecer a Enfª Carla Correia, que na Unidade de Saúde Familiar onde trabalha, também se encontra a desenvolver um projeto de grande qualidade no âmbito da saúde mental perinatal.
Talvez fiquei para breve uma entrevista à Enfª Carla. O que acham?
Temos de divulgar o trabalho de qualidade que é realizado neste âmbito, e que eleva a intervenção nesta área ao nível onde ela deve estar: alto.